Como rastrear encomendas do exterior

Se você comprou aquele produto da China, Japão, Estados Unidos ou qualquer outro país que não seja o Brasil, saiba que a forma de rastreio nos Correios acontece de forma diferente, apesar de ser bem semelhante ao rastreio de encomendas nacionais.

Confira neste artigo algumas informações sobre as entregas internacionais e como funcionam os objetos postados fora do país.

Rastrear Objetos de destino ou origem fora do Brasil

As encomendas que contam com origem ou destino fora do Brasil, podem ou não possuir um código de rastreio. Na verdade os operadores postais de outros países é que definem se querem ou não compartilhar as informações com os Correios.

Quando o código de rastreio não está disponível para os Correios, as consultas poderão ser realizadas nos sites das operadoras internacionais. Normalmente as consultas estão disponíveis no site da União Postal Universal (UPU).

O rastreamento de objetos com código que comece com “C” ou “R”, com terminação em “BR” não tem garantias fora do Brasil.

Códigos com início “R”

No caso de objetos que possuem um código de rastreio iniciado por “R”, os mesmos não são registrados como a modalidade expressa e não contam com o rastreamento detalhado. Neste caso são apenas são exibidas as seguintes informações.

  • Recebimento no Brasil
  • Entrega e tentativa de entrega
  • Aguardando retirada na unidade responsável

Encomendas que segundo os critérios dos Correios e da Polícia Federal, podem sofrer eventos de Fiscalização, Tributação ou Saída de Fiscalização. O prazo nestes casos é de até 40 dias úteis a partir da liberação na alfândega. Em alguns casos, por determinação das autoridades ou pela demora no pagamento dos tributos, o prazo pode aumentar.

Encomendas internacionais que não podem ser rastreadas

Todas as encomendas que possuem o início do código com as letras “UM”, infelizmente não podem ser rastreadas no Brasil. Estes casos acontecem porque no próprio país de origem, a encomenda é indicada para retenção de imposto sobre importação.

Como rastrear meu pedido internacional?

Estando com o código de rastreio em mãos e se enquadrando nas regras citadas acima, basta acessar o seguinte site:

Por lá você coloca o código de rastreio no campo indicado e clica em “Search”. Se a encomenda estiver disponível para consulta nos Correios, todos os dados irão aparecer na próxima página.

Outras consultas internacionais também poderão ser feitas através do site:

Tem mais alguma dúvida? Os correios disponibilizam um telefone para sugestões, reclamações, dúvidas, elogios, etc. Este telefone é o:

  • 0800 725 0100

Em alguns casos é preciso ter paciência, afinal são muitos os processos até que a encomenda chegue a seu destino.

Categorias Dicas

Deixe um comentário