Compra Fora Correios: Como importar encomendas do exterior

Parceria dos Correios com a Visa terá plataforma para facilitar importações

A Agência Brasileira de Correios, ou simplesmente Correios, e a companhia de cartões Visa estabeleceram uma parceria a fim de construir uma nova plataforma, com o objetivo de proporcionar maior facilidade no que toca as  importações.

Essa plataforma conjunta recebe o nome de Compra Fora. Ela se constitui em um serviço que fornece um endereço nos Estados Unidos a qualquer pessoa no Brasil, para que esta possa receber mercadorias adquiridas em lojas estadunidenses online, que muitas vezes não vendem ou não fazem entregas no Brasil.

Como usar o Compra Fora dos Correios

A plataforma possui um funcionamento bastante similar a outras do gênero, como o Shipito. O esquema de funcionamento é o seguinte:

  • A pessoa aqui no Brasil compra um determinado produto em uma loja virtual norte-americana e o vendedor responsável envia-o a um armazém americano;
  • Em seguida, o armazém enviará o produto ao Brasil;
  • O produto é finalmente entregue no endereço informado pelo destinatário.
  • Site https://comprafora.correios.com.br/app/index.php

Cabe aqui uma ressalva informando que essa última etapa só é concretizada depois dos impostos requeridos serem devidamente pagos pelo comprador.

É necessário registrar-se e o registro é efetuado na própria página do Compra Fora. O importador ganhará acesso à um número de identificação, que recebe o nome de “suíte” e também os endereços nos Estados Unidos, os quais são usados como destinos das compras realizadas.

O site citado acima também possui uma Calculadora de Envio, que é capaz de fazer uma simulação dos custos dos serviços e impostos. Desse modo, a pessoa que está comprando terá uma estimativa aproximada do valor total a pagar com a aquisição. Também será possível realizar o rastreamento de encomendas pelo site.

Outro elemento interessante é que o comprador terá a oportunidade de efetuar o acompanhamento dos status das aquisições feitas no exterior e agrupar pacotes de lojas distintas, representando uma economia significativa no envio.

Uma opção disponibilizada é o armazenamento dos objetos comprados por um período maior nos Estados Unidos, com o intuito de aguardar o recebimento de outras encomendas e assim ser possível fazer o envio de uma única vez.

Pagando pelo frete até o Brasil

O Compra Fora Correios conta com duas opções de envio, uma mais rápida que por conseqüência é a mais cara, chamada de Express e outra que é a standard, sendo o modelo padrão de envio.

O valor final acaba incluindo o traslado do pacote dentro dos Estados Unidos, o transporte até o Brasil, todos os trâmites da aduana e os impostos de importação, calculados diretamente em parceria com a Receita Federal.

A partir daí é possível  esperar até 15 dias para fazer o pagamento do transporte. O serviço permite o pagamento somente através de cartões de crédito de bandeira Mastercard, Visa, Diners, Elo e American Express.

Todo produto que for comprado pelo sistema Compra Fora, irá seguir ao Brasil após o pagamento, sempre passando pela Receita Federal e então chegando até a sua residência.

Como nos transportes nacionais, os Correios fornecem um código de rastreio, assim você pode se programar melhor para a chegada do seu item. Para quem está acostumado com importações e sabe o problema que é preencher a declaração aduaneira, saiba que com o Compra Fora, os próprios Correios se encarregam desta parte.

Receita Federal

Porém, apesar de ser um serviço bem promissor, os itens irão passar pela Receita e podem sofrer cobranças adicionais, principalmente se identificado uma divergência nos valores informados. Quando um produto é barrado na Receita, o Compra Fora envia instruções detalhadas de como agir para receber o seu produto.

Independente das promessas dos Correios e de outros sistemas de entregas internacionais, quem sempre irá definir os valores das taxações será a Receita Federal. O que pode acontecer é uma simplificação dos casos e instruções de como agir, para facilitar o recebimento da mercadoria. Não há nada “mágico e perfeito” neste sentido.

O que acontece se uma mercadoria é extraviada?

Pode acontecer de sua encomenda se perder, ser roubada ou qualquer outra forma de “extravio”. Mas há um “seguro” por parte do Compra Fora Correios, onde pacotes que façam parte da categoria standard, contam com indenizações de até R$ 3 mil e em caso de pacotes Express os danos podem ser ressarcidos em até R$ 10 mil.

Caso os impostos e outros serviços também tenham sido pagos, há também um ressarcimento sobre estas opções.

Qual o peso máximo dos pacotes que posso importar?

O serviço do Compra Fora Correios, permite o transporte de produtos de até 30kg. O comprador fica responsável pelo conteúdo, volume e também o tamanho do pacote, que dependendo do caso, pode ser barrado.

Mais informações? Acesse:

 

  • https://comprafora.correios.com.br/app/faq/index.php

 

Categorias Dicas

Deixe um comentário